criar-site
gt
ULTIMAS

Sony diz que não deve ser impactada pela escassez de RAM em 2026

A empresa afirma estar posicionada para garantir a quantidade mínima de memória necessária, reduzindo as chances de um reajuste no PS5




Sony diz que não deve ser impactada pela escassez de RAM em 2026

Foto: Reprodução / Sony

Apesar da escassez contínua de memória RAM no mercado, a diretora financeira da Sony, Lin Tao, disse que a empresa não deve ser impactada por isso, ao menos até o fim de 2026.

“Quanto à garantia de fornecimento de memória, já estamos em condições de assegurar a quantidade mínima necessária para atender à temporada de vendas de fim de ano do próximo ano fiscal”, explicou Tao (via GamesRadar). “No futuro, pretendemos negociar ainda mais com diversos fornecedores para garantir um suprimento suficiente para atender à demanda de nossos clientes.” 

Tao também reconhece a possibilidade desse problema afetar o preço do hardware em algum momento, dizendo: “Considerando a etapa do nosso ciclo de consoles, nossa estratégia de vendas de hardware pode ser ajustada com flexibilidade.”

Ela não menciona planos para reajustar o preço do PS5 especificamente, mas sugere que a Sony está tentando evitar um aumento no preço do console.

“Pretendemos minimizar o impacto do aumento do custo da memória neste segmento daqui para frente, priorizando a monetização da base instalada até o momento e buscando expandir ainda mais nossa receita com software e serviços de rede.”

A culpa pelo aumento do preço da RAM e sua escassez no mercado é dos data centers de IA generativa, já que as empresas de IA estão consumindo quase metade de toda a RAM disponível atualmente. A situação começou a afetar também os preços envolvendo armazenamento, com SSDs passando a ficar mais caros.

Fonte: Clique aqui